Por que realizar BACKUP é fundamental para toda empresa?
3 de fevereiro de 2017

A Microsoft, desenvolvedora de todos os sistemas operacionais Windows, ofereceu 10 anos de suporte de produto para a versões Windows 7 e Windows Server 2008. Ambos os sistemas operacionais são muito comuns em empresas e escritórios dos mais diversos ramos devido à sua popularidade e facilidade de uso, mas estarão obsoletos em 14 de janeiro de 2020.

Eu uso estes sistemas em minha empresa. Como isso me afeta?

Num primeiro momento, pode parecer mais prático simplesmente deixar que seus computadores estejam com a versão que já possuem e os usuários estão acostumados. Porém, existem alguns problemas graves em ignorar aquilo que pode ser chamado de data limite para a troca do sistema.

Os computadores desatualizados deixarão de receber suporte da Microsoft. Além disso, as atualizações de software que ajudam a proteger as máquinas e os dados não estarão mais disponíveis para o produto, abrindo brechas para erros antigos e programas maliciosos que antes poderiam ser corrigidos. Aí está um prato cheio para pessoas que queiram se aproveitar para prejudicar ou extrair informações importantes do seu negócio.

É tão arriscado assim continuar usando essas versões?

Sim. Para você entender melhor, vamos de exemplo. Quando a Microsoft descontinuou o Windows XP, pesquisas mostraram que, anualmente, ocorriam milhões de ataques hackers a máquinas que permaneceram com a versão obsoleta, enquanto os novos sistemas eram muito menos visados. Os criminosos apostavam justamente nas vulnerabilidades do sistema, conhecidas há anos, que deixaram de ser corrigidas pelas atualizações.

E o que fazer?

De acordo com Chris Capossela, chefe de marketing da Microsoft, a opção mais adequada é a atualização para o Windows 10, o software mais recente da empresa. Se você quiser continuar usando a versão antiga, nas palavras dele, faça isso “por sua conta e risco.”

Adeque as máquinas da sua empresa com segurança

É claro que esse processo de atualização demanda certo esforço. É necessário fazer a transição preservando seus dados e garantindo que as máquinas estarão devidamente atualizadas e com todos os recursos usados no dia a dia. Para isso, algumas etapas devem ser realizadas, como o backup dos arquivos. É um trabalho que uma equipe especializada de TI deve conduzir de maneira criteriosa. Isto vale tanto para os pequenos negócios quanto para as grandes operações.

Quanto à usabilidade, na prática do dia a dia não há o que temer: é comum que novos sistemas operacionais sejam mais intuitivos e respondam melhor do que seus antecessores às demandas que se prestam.

A SCITIS te ajuda!
Se você utiliza Windows 7 ou Windows Server 2008, é hora de atualizar! Conte com uma equipe capacitada e confiável para fazer a transição para o novo sistema. Conte com a SCITIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte